CHANTAGEM E CORRUPÇÃO EM ALTA NA ANIESA



Vários empresários, maioritariamente estrangeiros queixam-se de constante assédio por parte de funcionários da ANIESA, capitaneados pelo Director do Gabinete Jurídico, Jordão Gomes, com o único propósito de extorquir somas monetárias que vão de 300 mil a um milhão de kwanzas por visita.


Com a retirada das competências de inspecção e consequente aplicação de medidas punitivas como multas ou encerramento de estabelecimentos retiradas do SIC, Fiscalização e outros e, concentrada na ANIESA, o esquema funciona a dois níveis: um, da arraia miúda protagonizados pelos agentes de campo que que “realizam visitas de surpresa, inventam inconformidades e exigem mixa para deixa-las passar. E os empresários, estrangeiros na maioria, como não querem confusão cedem” como asseveram fontes que pediram o anonimato com receio de represálias; e outro, já de mais alto nível dificulta ao máximo a tramitação de documentos, só o fazendo mais tarde contra avultadas somas de dinheiro. Esse esquema é comandado pelo Director Jordão Gomes do Gabinete Jurídico.

Tanto um esquema quanto outro, são feitos à luz do dia, o que faz suspeitar que estejam envolvidos outros pesos pesados. “O Director Jordão se acha tanto que nem o INSPECTOR GERAL consegue o travar” continuam as fontes. “à frente do INSPECTOR GERAL diz que vai resolver mas, assim que vira as costas, continua tudo na mesma” dizem.


O resultado é a desistência de investidores que poderiam em muito contribuir para a diversificação da economia, disponibilidade de produtos nacionais e criação de empregos para os jovens. Muitos investidores com vontade de vir a Angola desistem quando tomam conhecimento dessa teia de corrupção e extorção. Outros, já aqui, contemplam desistir e investir noutros países mais acolhedores como as vizinhas Zâmbia e Namíbia, ou mesmo a África do Sul. Dali a urgência que, quem de direito, ponha fim a essa situação, sob pena de todos os esforços da atracção de investimento externo para diversificação da economia e aumento da oferta de empregos, principalmente para os jovens, irem pelo ralo abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escândalo em Angola: Maria Borges, Garota de Programa, Usou Dinheiro do Governo para Turismo

PROGRAMA INGOMBOTA EMPREENDER (PIE) APOIA GRUPO TEATRAL HORIZONTE NZINGA MBANDE COM 5.000.000 KZS

MILCA CAQUESSE DENTRE OS CONDECORADOS NA SÉTIMA CERIMÓNIA DE CONDECORAÇÃO NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL