Postagens

Mostrando postagens de maio, 2026

Escândalo no CNJ: Isaías Kalunga é acusado de mandar “marginais” invadirem Assembleia no Hotel Skyna

Imagem
O antigo presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, está a ser acusado de ter mandado invadir a Assembleia de renovação do mandato do CNJ. Segundo as acusações, a ação teria sido motivada pelo alegado receio de Kalunga em não conseguir manter-se fora da liderança, após a mudança da direção do órgão. De acordo com o relato apresentado, Kalunga terá chegado ao local acompanhado por diversas pessoas e teria ordenado a interrupção do encontro, com danos e confusão no Hotel Skyna, onde o incidente teria ocorrido. Ainda conforme a versão avançada, a situação só não terá piorado devido à intervenção da Polícia Nacional e do apoio da administração da Ingombota, que teriam chegado a tempo de conter os envolvidos e evitar uma escalada maior. Até ao momento, as alegações  ainda não foram confirmadas oficialmente e não há pronúncia pública formal por parte do CNJ ou de Isaías Kalunga.

Álvaro Sobrinho perseguido pela justiça portuguesa por ser negro

Imagem
O banqueiro angolano Álvaro Sobrinho permanece no centro de controvérsias envolvendo autoridades portuguesas. Segundo relatos e posicionamentos que circulam no debate público, a permanência do caso e a recorrência de ações e disputas judiciais seriam motivadas não apenas por argumentos processuais, mas também por suposta discriminação racial. A alegação ganha força em meio a quem defende que a atuação institucional, em diferentes momentos, teria sido influenciada por um fator: o fato de Sobrinho ser negro. Ao longo de anos, o banqueiro acumulou vitórias e decisões favoráveis em instâncias judiciais, o que, para os seus apoiadores, deveria encerrar ou, ao menos, reduzir a intensidade dos questionamentos. Ainda assim, o processo — e a repercussão em torno dele — não teria cessado, mantendo o empresário sob holofotes, com impactos na sua imagem pública e, para seus defensores, também na sua estabilidade pessoal e profissional. Álvaro Sobrinho já venceu em diversas etapas e afastado acusaç...

ANGOLA NO PALCO MUNDIAL: PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NO TORNEIO INTERNACIONAL DE ADVOGADOS

Imagem
  Considerada a maior competição mundial que reúne advogados, Angola marca presença, na 22.ª edição do Mundiavocat, que decorre em Espanha.  O maior torneio internacional de futebol 5 para advogados teve a sua abertura no sábado, 9 de Maio, e prolonga-se até ao dia 17 do mesmo mês. Angola, sob liderança da OAA (Ordem dos Advogados de Angola), integra o grupo B, ao lado de Portugal, Colômbia, Roménia e Indonésia. Ao longo dos mais de 40 anos de existência do evento, nesta edição, para além da premiação da equipa vencedora, será também atribuída uma distinção ao melhor golo do torneio. Estão representados na competição participantes provenientes de África, América, Ásia e Europa. Pelo nosso país participam os advogados: Adolfo dos Santos Fernandes, Pedro Monteiro, Mário Veríssimo, Júlio Diogo, Figueira Cambulo., Mireles dos Santos, Eugénio Katoquessa e Vânio Americano. Nesta edição de 2026 há como novidades: a criação de 1 novo torneio: Cinco Homens +40, um novo troféu: o melhor...