Artigo 8.º Do Decreto Presidencial 177/90 De 13 De Agosto Esclarece Sobre Ativos Imobilizados: Caso Sucatas Do Porto De Luanda



Nos últimos tempos, surgiram rumores infundados sobre a atuação da instituição Porto de Luanda em relação à gestão de sucata. Consultadas diversas fontes, obteve-se a confirmação de que o tema já está sendo analisado pelas autoridades competentes, mas sem grandes esclarecimentos até o momento. 


De acordo com os decretos pertinentes, a situação é clara:


1. Inventário e Abate de Bens: O artigo 8.º do Decreto Presidencial n° 177/10, de 13 de agosto, estabelece que os bens do ativo imobilizado corpóreo devem ser mantidos em inventário desde a aquisição até o abate.



2. Registro de Equipamentos: As gruas e guindastes, enquanto equipamentos portuários, são considerados bens móveis e devem ser registrados no Sistema Integrado de Gestão Patrimonial do Estado, conforme a Lei n° 18/10, de 6 de agosto, e o Decreto Presidencial n° 177/10.


3. Alienação de Bens Obsoletos:  O artigo 74.º da Lei n° 18/10 determina que, quando os bens móveis não tiverem mais utilidade ou forem considerados obsoletos, devem ser alienados pelo serviço que os utiliza, com autorização prévia do Ministro das Finanças, se o valor residual for significativo.


4. Amortização de Equipamentos:  Considerando que o tempo de vida útil dos equipamentos em questão ultrapassa os 10 anos, eles são considerados totalmente amortizados, segundo as regras do classificador patrimonial previsto no Decreto Presidencial n° 177/10. Assim, nada impede que o gestor máximo da instituição autorize o desmantelamento dos mesmos.


Diante disso, é importante ressaltar que os trabalhadores que, de forma irresponsável, fazem exposições sem domínio da lei, buscando manchar a reputação de gestores e técnicos seniores, estão desinformados sobre a legislação vigente. A atuação do Porto de Luanda está em conformidade com as normas estabelecidas, e qualquer tentativa de denegrir a instituição carece de fundamento legal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escândalo em Angola: Maria Borges, Garota de Programa, Usou Dinheiro do Governo para Turismo

LODGE DO GENERAL HIGINO CARNEIRO CONSTRUÍDO COM DINHEIRO PÚBLICO NO BICO DE ANGOLA NO CUANDO CUBANGO

PROGRAMA INGOMBOTA EMPREENDER (PIE) APOIA GRUPO TEATRAL HORIZONTE NZINGA MBANDE COM 5.000.000 KZS